A prática do Cozido e a identidade local através de outra perspetiva:
as crianças da Escola Básica das Furnas
maio 2021
Uma parte importante do projeto Sulfur é o contacto com a comunidade e a vertente de pesquisa que nos interessa desenvolver com as pessoas que tomam contacto com práticas de trabalho e rituais de cuidado conexos às cozinhas e ao comer em conjunto. Uma das vertentes do projeto no contacto com a comunidade é a inclusão da visão das crianças sobre o tema.
Foram dois dias de encontro com crianças de seis turmas da Escola Básica das Furnas 1,2,3/JI, com quem a corisca desenvolveu atividades diferentes, da pré-primária ao quinto ano. De algumas dessas atividades resultaram algumas traduções gráficas das representações que moram no imaginário das crianças em torno do cozido.
O objetivo era o de ter um contacto com esta prática através de diferentes pontos de vista com a diversidade dos contextos sociais e faixas etárias e potenciando o envolvimento da comunidade, o que inclui as crianças, enquanto sábia do presente e construtora da memória popular.
Todas as atividades desenvolvidas com as crianças foram diferentes, concebidas especialmente para cada turma e com pontos diferentes afetos ao universo desta prática: desde a criação de história coletiva, expressão plástica e corporal e exploração de sons, à partilha de contos e lendas e o praticar da escuta.
A diversidade de relações que as crianças têm com o cozido (filhos/filhas de trabalhadores/as das caldeiras, de restaurantes, de famílias que tomam o cozido enquanto prática familiar, ou até o desconhecimento da tradição) é impactante. E trouxe a possibilidade de juntar ao acervo do coletivo uma série de objetos que foram produzidos por este/as alunos/as e que refletem a forma como estes/as experienciam o cozido, o trabalho doméstico, os alimentos e as lendas e narrativas da lagoa das Furnas.
Para além da coordenação entre o coletivo e a Escola, nomeadamente com a Professora Telma Bernardes, a documentação e recolha de material desenvolvido regista um encontro com cerca de cem crianças da freguesia.
maio 2021
Parceiros institucionais
Direção regional da Cultura do Governo dos Açores
Direção Geral das Artes (DGARTES)
Programa Pares (Associação Anda&Fala)
Programa Põe-te em Cena (Direção Regional da Juventude do Governo dos Açores)
Agradecimentos
Escola Básica 1,2,3/JI de Furnas e Insco
A prática do Cozido e a identidade local através de outra perspetiva:
as crianças da Escola Básica das Furnas
maio 2021
Uma parte importante do projeto Sulfur é o contacto com a comunidade e a vertente de pesquisa que nos interessa desenvolver com as pessoas que tomam contacto com práticas de trabalho e rituais de cuidado conexos às cozinhas e ao comer em conjunto. Uma das vertentes do projeto no contacto com a comunidade é a inclusão da visão das crianças sobre o tema.
Foram dois dias de encontro com crianças de seis turmas da Escola Básica das Furnas 1,2,3/JI, com quem a corisca desenvolveu atividades diferentes, da pré-primária ao quinto ano. De algumas dessas atividades resultaram algumas traduções gráficas das representações que moram no imaginário das crianças em torno do cozido.
O objetivo era o de ter um contacto com esta prática através de diferentes pontos de vista com a diversidade dos contextos sociais e faixas etárias e potenciando o envolvimento da comunidade, o que inclui as crianças, enquanto sábia do presente e construtora da memória popular.
Todas as atividades desenvolvidas com as crianças foram diferentes, concebidas especialmente para cada turma e com pontos diferentes afetos ao universo desta prática: desde a criação de história coletiva, expressão plástica e corporal e exploração de sons, à partilha de contos e lendas e o praticar da escuta.
A diversidade de relações que as crianças têm com o cozido (filhos/filhas de trabalhadores/as das caldeiras, de restaurantes, de famílias que tomam o cozido enquanto prática familiar, ou até o desconhecimento da tradição) é impactante. E trouxe a possibilidade de juntar ao acervo do coletivo uma série de objetos que foram produzidos por este/as alunos/as e que refletem a forma como estes/as experienciam o cozido, o trabalho doméstico, os alimentos e as lendas e narrativas da lagoa das Furnas.
Para além da coordenação entre o coletivo e a Escola, nomeadamente com a Professora Telma Bernardes, a documentação e recolha de material desenvolvido regista um encontro com cerca de cem crianças da freguesia.
maio 2021
Parceiros institucionais
Direção regional da Cultura do Governo dos Açores
Direção Geral das Artes (DGARTES)
Programa Pares (Associação Anda&Fala)
Programa Põe-te em Cena (Direção Regional da Juventude do Governo dos Açores)
Agradecimentos
Escola Básica 1,2,3/JI de Furnas e Insco.